Cotação dólar hoje

Vai viajar pra onde?

Tire aqui todas as suas dúvidas e viaje com mais tranquilidade!

Cotação dólar hoje

O dólar americano (US Dollar, USD, US$) é uma moeda emitida pelo Governo dos Estados Unidos, onde sua emissão é controlada pela Reserva Federal dos EUA. O dólar é usado tanto em reservas internacionais como em livre circulação no país.

O dólar existe em moedas e cédulas, sendo as moedas dividas nos valores de 1, 5, 10, 25 e 50 cents e 1 dólar. As notas que circulam hoje tem os seguintes valores: 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 dólares.

Além dos Estados Unidos, alguns outros países utilizam o dólar americano como moeda principal, são eles: Timor-Leste, Porto Rico, Ilhas Virgens Britânicas, Equador, El Salvador, Ilhas Marshall, Estados Federados da Micronésia, Palau, Panamá, Turcas e Caicos e Zimbábue.

Cotação do dólar hoje

O valor da cotação do dólar americano hoje é atualizada diariamente, sempre para que você fique informado e tome as melhores decisões na hora de uma transação de compra e venda.

Correção monetária e cálculos trabalhistas

Tipos de dólar

O Dólar comercial é utilizado para transações comerciais entre dois bancos, instituições financeiras e grandes empresas. Essa transação é feita com cotações diferentes de compra e venda e é essa diferença que representa o lucro bruto do banco responsável pela intermediação das negociações.

O Dólar turismo é utilizado nas negociações de moeda estrangeira entre bancos e pessoas físicas. Normalmente com o objetivo de viajar e comprar no exterior. Esse é o dólar mais comum a ser analisado e acompanhado pelos Brasileiros que estão planejando uma viagem de turismo ou negócios,  comprar produtos importados (como roupas, smartphones Android, iPhones, iPads, etc).

O Dólar paralelo é vendido por pessoas e empresas sem autorização do Banco Central, ou seja, é uma transação ilegal. Essa cotação é utilizada pelas autoridades brasileiras no cálculo de imposto de compras no Paraguai, por exemplo.

Onde comprar dólar

O dólar só pode ser comercializado por instituições autorizadas pelo Banco Central, como bancos, corretoras, agências de turismo, hotéis e casas de câmbio.

Taxa de câmbio

A taxa de câmbio é basicamente o quanto vale uma moeda comparada à outra. O Banco Central mostra o valor médio da cotação do dólar praticado no país pelas instituições autorizadas. Portanto, cada banco pode praticar diferentes valores um pouco acima ou abaixo da média dos outros.

Impostos na compra ou utilização de dólar

Existe um imposto para operações com dólar e outras moedas estrangeiras chamado IOF, Imposto sobre Operações Financeiras. No ato de compra da moeda, o imposto é 1,1% do valor adquirido. Nas transações do cartão de débito, de crédito e pré-pago e cheques de viagem, o valor é de 6,38%.